Publicidade

Treinador Pessoal

Você está aqui: Pagina PrincipalDoençasCirrose

Publicidade

Cirrose

descrição

É uma doença crônica do fígado que produz danos no tecido hepático, formando cicatrizes, fibrose e nódulos de regeneração e produzindo deterioração progressiva da função hepática, pois o tecido necrosado não pode eliminar as toxinas do sangue de maneira eficiente.

 

causas

 

Alcoolismo, certos fármacos, infecções, transtornos cardíacos, diabete, desnutrição, excesso de absorção de ferro ou de cobre, fibrose cística, etc. As causas mais freqüentes de cirrose são o abuso do álcool e a hepatite crônica.

sintomas

Fraqueza, falta de apetite, emagrecimento, icterícia (cor amarelada da pele e da membrana esclerótica do olho, causada pela alta concentração de bilirrubina no sangue), desnutrição, coceira na pele. Podem ocorrer vômitos com sangue por causa de hemorragias das veias esofágicas. Outro sintoma que se apresenta na cirrose, devido à hipertensão portal e à baixa concentração de proteínas no sangue, é a ascite: o acúmulo de líquido na cavidade abdominal. Outros sintomas podem ser: impotência, transtornos no período menstrual, insuficiência renal, sensação de indigestão, obstipação, alteração cerebral, fraqueza muscular, função anormal dos nervos periféricos, aranhas vasculares na pele, vermelhidão das palmas das mãos, flexão dos dedos da mão, perda de cabelo e atrofia testicular.

diagnósticos

Por exame médico e ultra-sonografias (evidenciam o aumento do tamanho do fígado), cintilografia hepática e biópsia do tecido. A análise do sangue apresenta anemia, alterações na coagulação, aumento das enzimas hepáticas, alto teor de bilirrubina e baixo teor de albumina.

tratamentos

Deve-se interromper a ingestão de álcool imediatamente, porém o tecido afetado com cirrose não pode ser recuperado. Com exceção do caso em que o paciente manifesta sintomas de encefalopatia hepática, prescreve-se uma dieta com altas concentrações de proteínas. Para controlar a ascite, deve-se limitar a ingestão de sal, tomar diuréticos e, quando for necessário, extrair líquidos do abdome com uma agulha. Quando a cirrose atinge uma fase muito avançada, pode ser necessário um transplante de fígado.Fonte: www.saude.com.br

Siga-nos e melhore sua qualidade de vida

Login / Cadastro

Baixe Nosso Aplicativo

Loja Virtual

Tiaraju

Receitas

Purê de batata com leite de coco e azeite
25 Jun 2014 12:13Purê de batata com leite de coco e azeite

  ngredientes: 1 kg de batata cozida; 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem; 150mL de leite de co [ ... ]

ReceitasLeia mais...
Bolo integral de cenoura
16 Jun 2014 10:29Bolo integral de cenoura

Ingredientes: 4 cenouras médias cruas picadas em rodelas; 1 lata de leite condensado de soja; 1/2 xixara de aç [ ... ]

ReceitasLeia mais...